Centro de Estudos Madalena Freire


A escola, enquanto pensa sua ação, produz conhecimento sobre o educar e a educação.

Os profissionais que nela trabalham são chamados sistematicamente a estudar e avaliar sua prática à luz das teorias existentes, mantendo interlocução constante com experiências que possibilitem a atualização permanente de seu olhar e de seu fazer (formação continuada).

Não adianta, porém, somente produzir conhecimento e mantê-lo incomunicável. É necessário divulgá-lo, debatê-lo, articulá-lo com outros conhecimentos de diferentes áreas, criando uma rede de comunicação de ideias, caminhando no sentido da criação/ampliação de uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Tudo isso permite que o educador reelabore seu ensinar.

A estruturação de um centro de estudos, pesquisa, formação e divulgação no interior da própria escola é um importante passo na direção dessa escola reflexiva e sintonizada com os tempos de hoje, onde o conhecimento está em constante e rápida transformação, exigindo adequações.

Confira os próximos cursos e atividades que serão realizados pelo Centro de Estudos Madalena Freire.

Nesta seção você poderá encontrar artigos de educadores sobre os mais diversos temas da infância, adolescência e educação em geral.